Televendas: 0800 600-9400 Vendas Whatsapp: (41) 99923-0461

Conheça as camadas da pele

A pele é um dos órgãos mais importantes do corpo humano – e também o maior. Ela é nossa proteção primária contra quase tudo: atritos, batidas, perda em excesso de água, defesa contra organismos invasores, entre outros. Além disso, cuida da regulação térmica e tem funções sensoriais. Sem dúvidas, é uma parte extremamente importante do nosso corpo, não? Por isso, conhecimento sobre a pele nunca é demais. É o que preparamos para você nesse post!

Para começo de conversa, a pele é composta por 3 camadas distintas: epiderme, derme e hipoderme.

Epiderme

É a parte mais externa da pele, formada por células epiteliais (queratinócitos) que se unem em uma estrutura parecida com uma parede de tijolos. Elas são produzidas na camada mais inferior da epiderme; no caminho para a superfície, são cobertas por camada de queratina para garantir a impermeabilização da pele.

A epiderme não tem nervos nem vasos sanguíneos e a espessura varia de acordo com o atrito que a região sofre – as solas do pés e as palmas das mãos, por exemplo, são mais grossas.

É nessa camada que surgem os anexos cutâneos: unhas, pêlos, glândulas sudoríparas e sebáceas. Os pelos são divididos em cutícula (parte externa), córtex (células alongadas com pigmentos) e a medula (apenas em pelos mais grossos). As unhas são formadas por células bem compactadas e ricas em queratina dura. Já as glândulas sebáceas geralmente ficam nos folículos pilosos e liberam uma substância oleosa; as sudoríparas são responsáveis pelo suor e estão localizadas em várias partes do corpo.

Derme

Camada que fica entre a epiderme e a hipoderme, é formada por colágeno – responsável pela elasticidade e resistência da pele. É nela que estão os nervos, os vasos sanguíneos e linfáticos e as glândulas de suor.

A camada diretamente abaixo da epiderme é chamada de papilar e possui várias projeções que se encaixam na pele externa. Depois vem a reticular, mais densa e formada por tecido conjuntivo – também é onde nervos e vasos estão localizados. Mais abaixo ainda, temos a…

Hipoderme

Parte mais interna da pele, é uma camada composta por tecido conjuntivo frouxo, rica em fibras e células adiposas. A principal função é acumular gordura e garantir proteção térmica e contra choques físicos.

A pele tem várias camadas, cada um com um papel muito importante para o bom funcionamento do corpo. Não deixe de cuidar da sua; e se precisar dê uma ajuda, lembre-se que você poder contar com a BelClinic. Acesse nosso site e descubra os dermoativos biológicos que preparamos para você cuidar, limpar e hidratar a sua pele, tornando-a bonita e saudável!

 

 

 

 

 

 

Entre em contato conosco

Escolha o tratamento

Agende uma visita:

João Alencar Guimarães, 311
Curitiba - Paraná


Fone/Fax: (41) 3343-2283
ou 0800 600 9400 Televendas 0800 600 9400
Vendas Whatsapp: (41) 99689-1035
ou (41) 99748-0129
SAC 0800 600 9400

Nos siga nas redes sociais: