Televendas: 0800 600-9400 Vendas Whatsapp: (41) 99923-0461

Como surgiu o Outubro Rosa

Todos os anos, infelizmente, milhares de mulheres vem a óbito por causa do câncer de mama. No Brasil, o câncer de mama é o segundo tipo de tumor que mais mata mulheres. Os dados mais recentes, apontam 57.960 casos da doença somente este ano, são 159 casos novos por dia. Por isso, uma campanha de conscientização como o Outubro Rosa é importante para divulgar e trabalhar a conscientizar a todos sobre esta doença que é uma das maiores causas de morte entre as mulheres.

 

O Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos durante a década de 90. Inicialmente, alguns estados americanos faziam ações isoladas sobre o assunto. Mas após a aprovação de um projeto no Congresso Americano, ficou definido que o mês de outubro seria o mês nacional de prevenção contra o câncer de mama no país e por consequência criou-se o Outubro Rosa.

Para mobilizar e cativar a população a aderir a campanha, muitas cidades começaram a enfeitar seu monumentos com laços rosas. Essa ação foi popularizada pela Fundação Susan G. Komen for the Cure que distribui laços rosas para os participantes da primeira corrida pela Cura, realizada na cidade de Nova Iorque. Vale destacar que o objetivo principal da Fundação é levantar fundos para pesquisas sobre o câncer de mama. Em mais de 30 anos de trabalho a instituição arrecadou aproximadamente 2 bilhões de dólares. Após este ato, os laços passaram a serem distribuídos em locais públicos onde acontece a campanha, como também em eventos como corridas, partidas de boliche, desfiles de moda e festas.

No Brasil a campanha começou em 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera, na cidade de São Paulo, foi iluminado com a cor rosa durante todos o mês de outubro. A partir de 2008 outras importantes cidades do país aderiram a causa e hoje o outubro rosa é lembrado e trabalhado em diversos municípios do Brasil. Vale destacar que o principal objetivo da campanha é ressaltar a importância e a necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Para se ter uma ideia, dados mostram que cerca 70% dos casos de câncer de mama foram identificados pelas próprias pacientes a partir da realização do autoexame.

Entre em contato conosco

Escolha o tratamento

Agende uma visita:

João Alencar Guimarães, 311
Curitiba - Paraná


Fone/Fax: (41) 3343-2283
ou 0800 600 9400 Televendas 0800 600 9400
Vendas Whatsapp: (41) 99689-1035
ou (41) 99748-0129
SAC 0800 600 9400

Nos siga nas redes sociais: